Warning: Undefined variable $post in /htdocs/forum.almofala-castrodaire.com/wp-content/mu-plugins/fonctions-site.php on line 140

Warning: Attempt to read property "ID" on null in /htdocs/forum.almofala-castrodaire.com/wp-content/mu-plugins/fonctions-site.php on line 140

Caríssimos amigos,

Dificuldades técnicas e a falta de tempo não me tem permitido acompanhar com a assiduidade que seria desejável este aceso debate sobre as festas deste ano em Almofala. Obviamente, como Pároco, não sou indiferente a esse tema e porque gostaria de ser parte da solução, seguindo as sugestões que me foram dadas, anuncio quanto segue:

1°. Os mordomos da festa do Senhor da Boa Sorte, que são o José Pinto e o Tiago, na altura da festa não estarão em Almofala, pois estarão fora da terra a trabalhar. Daí a dificuldade em fazer-se a festa. Depois de conversar com eles, e porque me parecia que seria uma pena Almofala não ter, pelo menos, uma festa, decidi assegurar que, no dia 29 de Julho, haveria Missa cantada e Sermão na Capela do Senhor da Boa Sorte, assegurando o Conselho Económico a realização dessa Missa. O compromisso que assumi foi apenas e só o de haver a Missa cantada e o Sermão. Em troca desse compromisso, os Mordomos entregaram ao Conselho Económico da Igreja algum dinheiro que tinham recolhido para a festa, bem como a lista de doadores.
2°. Pelo que fica exposto, não é por falta de vontade que os mordomos da Festa do Sr. da Boa Sorte não fazem a festa, mas sim por manifesta impossibilidade, até porque o Sr. José Manuel, que fazia parte da Comissão, infelizmente faleceu.

3°. Quando assumi o compromisso de celebrar a Santa Missa no Senhor da Boa Sorte, no dia 29 de Julho, já tinha dois casamentos marcados, e isso condicionou (e continua a condicionar) a hora da mesma. Se alguém estiver disposto a organizar a procissão, a Santa Missa terá que ser um pouco mais cedo, de modo a eu, às 11h, poder celebrar um dos casamentos que está marcado para as Monteiras. Em conclusão, vou marcar a Santa Missa da Festa do Sr. da Boa Sorte, no dia 29 de Julho, do seguinte modo: saída da Procissão da Igreja às 8.30h, seguida de Santa Missa às 9h.

4°. Quanto à novena do Sr. da Boa Sorte ou do Bom Pastor, este ano não será possível realizá-la. Eu, nessa altura, tenho a novena da Ouvida, que já estava marcada, além de ter que ajudar num campo de férias que se vai realizar em Pendilhe e com o qual já me comprometi. Além disso, o Sr. Pe. João este ano não estará em Almofala no final de Julho, como nos anos anteriores. No entanto, em anos futuros, no caso de haver interesse nisso e combinando as coisas a tempo, não vejo motivos para não se fazer a novena.

5°. Quanto à festa do Bom Pastor, eu, no dia 05 de Agosto, estou impossibilitado de a fazer pelos vários compromissos que já assumi: além das Missas Paroquiais, tenho dois casamentos e um baptizado já marcados. Mas, devido à disponibilidade de tantas pessoas em ajudar, decidi também contribuir com a minha parte. Aquilo que se espera do Pároco é que garanta a parte religiosa da festa. Por isso, depois de falar com o Sr. Pe. João, ficou combinado que se realizaria a festa do Bom Pastor no dia 05 de Agosto, com a Santa Missa a ser celebrada às 10.30h, seguida de procissão. A Santa Missa será celebrada pelo Sr. Pe. João, que amavelmente acedeu ao convite que lhe dirigi, possibilitando, desse modo, a realização da festa. O Grupo de Jovens de Almofala assegurará a realização da procissão e de duas tardes lúdicas: a tarde de sábado, 04 de Agosto, e a tarde de domingo, 05 de Agosto, em que se realizarão vários jogos tradicionais. Além disso, o Grupo de Jovens assegurará também que haja um bar onde possam ser vendidas bebidas e afins.
(Caríssimo Zézito, isto é a prova que até os padres se enganam :o)) 

5°. Quanto à festa de Santa Bárbara, realizar-se-á no dia 12 de Agosto. A procissão da Igreja para a Capela de Santa Bárbara sairá às 10.15h, tendo, em seguida, lugar a Santa Missa. Eu presidirei à procissão e à Santa Missa e o Sermão ficará a cargo do Sr. Pe. João.

Concluindo, realizam-se as três festas, assegurando o Pároco e o Conselho Económico a parte religiosa de cada uma delas. Além disso, eu estou disponível para colaborar em tudo o resto que for necessário desde que o tempo mo permita.

Em relação às festas em Bustelo, a Capela está em obras e isso não permite que, economicamente, seja viável a realização de uma festa lá. Mas nos anos futuros, far-se-á concerteza. Estamos a tentar acabar as obras da Capela de Bustelo antes que o Sr. Bispo venha visitar Almofala, visita que se realizará nos dias 29 e 30 de Setembro deste ano.

Por fim, queria dar os parabéns ao Sr. Sebastião pela conclusão do livro sobre Almofala. Já tive oportunidade de o fazer antes e volto neste momento a pedir-lhe desculpa pela minha falta de colaboração, mas o tempo não mo permitiu.

Pe. José Alfredo Patrício
Pároco de Almofala

FESTA DO SENHOR DA BOA SORTE
Dia 29 de Julho

  • 8h30 : Procissão da Igreja para a Capela do Sr. da Boa Sorte
  • 9h00 : Santa Missa cantada e Sermão

FESTA DO BOM PASTOR
Sábado, 04 de Agosto, à tarde

  • Tarde de jogos tradicionais: malha, sueca…

Domingo, 05 de Agosto

  • 10h30 : Santa Missa cantada
  • 11h45 : Procissão
  • A tarde: jogos tradicionais (cont.)

FESTA DE SANTA BARBARA
Dia 12 de Agosto

  • 10h15 : Procissão da Igreja para a Capela de Santa Bárbara
  • 11h00 : Santa Missa cantada com Sermão
Categorias: Almofala

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder