Warning: Undefined variable $post in /htdocs/forum.almofala-castrodaire.com/wp-content/mu-plugins/fonctions-site.php on line 140

Warning: Attempt to read property "ID" on null in /htdocs/forum.almofala-castrodaire.com/wp-content/mu-plugins/fonctions-site.php on line 140

Boa tarde amigos e conterrâneos,

Tenho andado a pesquisar as origens da família, e tentando contruir a minha árvore genealógica, a data mais antiga que já consegui é 6 de março de 1727. Sendo um grande salto no passado, anotei alguns factos históricos que podem interessar a muitos.

Um dos factos é, que até ao ano de 1840, nos assentos paroquiais faz-se mensão de “Almofalla da Serra” e não Almofala.

Outro facto, mais conhecido, é de Almofala ter pertencido ao concelho de Mondim da Beira até 26 de Junho de 1896, ao concelho de Armamar de 1896 a 1898 e desde 13 de Janeiro de 1898 ao concelho de Castro Daire.

Também é interessante saber que, Bustelo fez parte da freguesia de São Braz do Burgo(São João de Tarouca), deduso até aos anos 1836, pois nos assentos de São João  de Tarouca os últimos baptismos datam de 1835.

Também descobri que, o cemitério só existe desde 1897, e que foi uma criança de 4 anos de idade a primeira a ser lá sepultada, desde os anos 1880 eram sepultados no adro da igreja, a última pessoa a ser sepultada no adro da igreja, era irmão de um dos meus visavôs, e antes eram sepultados dentro da igreja.

Tudo isto são deduções minhas, pela análise feita na consulta dos assentos de Baptismo e de Obito.

Categorias: Almofala